segunda-feira, 10 de maio de 2010

Os Três Governadores Gerais do Brasil

Nessa primeira edição do Blog, trataremos de um assunto muito importante de nossa Historia. Falaremos sobre os três governadores gerais do Brasil. Na verdade, não foram só três os governadores gerais. Porém, sempre se consideram os três primeiros, Tomé de Sousa, Duarte da Costa, e Mem de Sá, por terem governado o primeiro Brasil unificado.





O governo geral no brasil foi instituído em 1549, após o fracasso das capitanias hereditárias no início do século XVI, e terminou em 1808 com a chegada da família real portuguesa.
Em 1549, D. João III, concede a Tomé de Sousa, o governo de todas as capitanias, agora unificadas sob um governo-geral. Tomé de Sousa funda Salvador, que serve de capital para o novo governo, e estabelece dezenas de órgãos governamentais.
Duarte da Costa, sucede Tomé de Sousa em 1553, e se envolve em conflitos locais a respeito da escravidão indígena e dos jesuítas, deixando o cargo em 1557.
Mem de Sá, o sucede em 1558, expulsa os franceses e funda a cidade do Rio de Janeiro. Morre em 1572.
O que aconteceu, foi que depois da morte de Mem de Sá, o Brasil foi dividido em dois governos-gerais,
um ao Norte na Bahia, para Luís Brito de Almeida e outro ao Sul no Rio de Janeiro, para António Salema.
Porém o governo foi reunificado, novamente com sede em Salvador, em 1578, sob o controle de Lourenço da Veiga.
Muitos desconsideram os governos que sucedem nesse período após a divisão da colônia em dois governos, pois a partir da morte de Mem de Sá até 1808, o governo geral passa por várias divisões e reunificações, chegando a ter governos provisórios e juntas administrativas. A partir de 1640, também é instituído no Brasil, o cargo de Vice-Rei.

Pois bem galera, considerando os governadores-gerais, juntas governamentais, e vice-reis, o Brasil teve no total de 1549 a 1808, o período do governo geral, 71 governadores da colônia unificada, 2 governadores da Bahia e e 2 do Rio de Janeiro, no período da colônia dividida.

Esse foi só um resumo.Vocês poderão encontrar a historia mais detalhada no site á seguir: http://www.algosobre.com.br/historia/primeiros-governadores-gerais-do-brasil-os.html
Bom aprendizado!
Té a próxima postagem.
Tia Sassá

7 comentários: